ISP Saúde Blog

Anemia associada ao aumento do risco de demência

Anemia, ou baixos níveis de células vermelhas do sangue, pode aumentar o risco de demência, de acordo com um estudo publicado no dia 31 de julho de 2013 na edição on-line de Neurology ®, o jornal médico da Academia Americana de Neurologia.

demência
“A anemia é comum em idosos e ocorre em até 23 por cento dos adultos com idades entre 65 anos ou mais”, disse o autor do estudo, Kristine Yaffe, da Universidade da Califórnia – San Francisco e membro da Academia Americana de Neurologia. “Essa condição também foi relacionada em estudos a um maior risco de morte prematura.”
Para o estudo, 2.552 idosos com idades entre 70-79 anos foram testados para a anemia e também foram submetidos a testes de memória e de raciocínio ao longo de 11 anos. Destes, 393 tinham anemia no início do estudo. No final do estudo, 445, ou cerca de 18 por cento de participantes, tinham desenvolvido demência.
A pesquisa constatou que as pessoas que tinham anemia no início do estudo tinham um risco maior, de 41 por cento, de desenvolver demência do que aquelas que não estavam anêmicas. Essa ligação permaneceu depois de considerar outros fatores, como idade, raça, sexo e educação. Das 393 pessoas com anemia, 89 pessoas, ou 23 por cento, desenvolveram demência, em comparação com 366 das 2.159 pessoas que não tinham anemia, ou 17 por cento.
“Há várias explicações para a ligação entre anemia e demência, Por exemplo, a anemia pode ser um indicador para a saúde debilitada em geral, ou baixos níveis de oxigênio decorrentes da anemia podem desempenhar um papel nessa ligação. Tem sido mostrado que reduções de oxigênio no cérebro podem reduzir a memória e habilidades de pensamento, além de contribuir para danificar os neurônios “, disse Yaffe.
O estudo foi financiado pelo Instituto Nacional sobre Envelhecimento e pela Fundação Americana de Assistência à Saúde.

Postado em: Geral, Saúde e Bem Estar
Compartilhe:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *