ISP Saúde Blog

Aumente sua imunidade! Proteja-se contra o Coronavírus!

Atitudes simples que farão toda a diferença em sua saúde 

dicas-de-como-aumentar-a-imunidade-para-ter-uma-vida-saudavel-12032020090617699

O vírus que parou o mundo, o COVID –19 nos mostra que só o isolamento da população pode evitar o colapso do nosso sistema de saúde. Até hoje, dia 20 de março, o coronavírus infectou 220 mil pessoas no mundo, e mais de 10 mil já morreram. No Brasil há 654 casos de contaminação confirmados e sete mortes. Sim, está um caos, a situação demanda o urgente emprego de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, a fim de evitar a disseminação da doença. 

O que é o COVID-19? 

O Coronavírus é o nome de uma grande família de vírus que tem uma estrutura em formato de coroa, conhecida desde 1960. Eles causam infecções respiratórias e já provocaram outras doenças, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers). 

A doença causada pelo novo coronavírus recebeu o nome de Covid-19. Ela foi descoberta no final de dezembro de 2019, na China. A primeira morte foi registrada em 9 de janeiro. 

 

De que maneira o Coronavírus é transmitido? 

Por meio de três formas: 

  • Por vias respiratórias, pelo ar e por gotículas provenientes de espirros e da fala de indivíduos infectados; 
  • Por contato físico, quando essas gotículas com o vírus alcançam mucosas do olho, nariz e boca por meio de beijos e abraços; 
  • Por meio do contato de superfícies contaminadas, quando essas gotículas com o vírus ficam depositadas em locais como um corrimão ou uma maçaneta, e depois entram em contato com mucosas do olho, nariz e boca. 

 

Quais os sintomas da doença causada pelo Coronavírus? 

Tosse seca, febre e cansaço são os principais sintomas, mas alguns pacientes podem sentir dores no corpo, congestionamento nasal, inflamação na garganta ou diarreia. 

Nos casos mais graves, que geralmente ocorrem em pessoas que já apresentam outras doenças associadas, há síndrome respiratória aguda e insuficiência renal. 

 

Previna-se! 

Higienize as mãos com água e sabão ou álcool gel. Mesmo com as mãos limpas, evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca. Além disso, é preciso limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado. Você pode proteger seus olhos usando o óculos de proteção Antirrisco.

Para quem está saudável, usar máscara apenas se estiver cuidando de alguém que tenha suspeita de coronavírus. A máscara também deve ser usada por quem está tossindo ou com o nariz escorrendo. Luvas descartáveis, principalmente para quem está assistindo um paciente é fundamental. 

 

Como está sua imunidade diante deste vírus? 

De acordo com estudos sobre o Coronavírus, a preocupação é com a principal complicação que é evolução da doença para broncopneumonia e esta fase pode acontecer pela baixa imunidade. Neste contexto, estar com o sistema imunológico em bom estado é uma das principais armas contra o vírus, pois, a não evolução do quadro depende essencialmente da resposta imunológica. 

 

Praticar atividades físicas é uma excelente defesa! 

As respostas promovidas pelo exercício físico afetam diversos componentes do sistema imune. Fazer exercício moderado pode estimular as células de defesa do organismo e diminuir o risco de infecções.  
O exercício físico moderado influencia a resposta imunológica, além de diminuir o estresse, funciona de forma harmônica, fortalecendo o organismo, promove relaxamento, bem-estar e qualidade de vida.
 

Use a quarentena a seu favor! 

A orientação neste período é ficar em casa, certo? Então aproveite para cuidar de sua saúde, mantenha seu corpo protegido e com alta imunidade. Como? Consuma alimentos ricos em vitaminas e pratique exercícios em casa mesmo, faça atividades de relaxamento. Acessórios para isto não faltam..confira nossas sugestões abaixo: 

 

Dicas para se exercitar em casa 

Você pode substituir a academia, a caminhada, as aulas de Pilates, enfim, as atividades físicas que já fazia, por outras em casa, o que não vale é ficar parado. Aproveite nossa linha de exercitadores para se mexer: 

 

Bola Suica

bola-inflavel-anti-burst-arktus-4

Kit treino 

 

01

Halteres 

halter-emborrachado-rig-2

Exercitador elástico 

 

exercitador-elastico-top-band-arktus-5

Rolos 

rolo-para-liberacao-miofascial-33-cm-arktus-01

Escada para treinamento

 escada-para-treinamento-de-agilidade-acte-02

Você conhece os exercitares ou incentivadores respiratórios?  

Eles são aparelhos que auxiliam no fortalecimento dos músculos respiratórios, aumentam a eficiência respiratória, aliviam a falta de ar e reduzem a fadiga.  

São indicados não só para tratar quadros de infecções pulmonares, asma, bronquites, entre outras, mas para prevenir infecções respiratórias. Os tipos mais conhecidos são: New Shaker e o Respiron. 

 

New Shaker trabalha a expiração, é um exercitador respiratório que proporciona resultados eficientes, sem o uso de medicamentos.  

Shaker produz vibrações na caixa torácica através da expiração e é indicado para higiene brônquica, aquecimento de voz, disfagia, entre outros benefícios, na fonoaudiologia, nas escolas de música e em reabilitação, muito versátil e com resultado imediato!  

new-shaker-incentivador-respiratorio-ncs-1
 

Respiron trabalha a inspiração, incentivando o usuário a melhorar a ventilação das vias aéreas. O aparelho apresenta graus de dificuldade, para fortalecer o músculo diafragma, responsável pela entrada de ar nos pulmões.  

Expande os pulmões, melhora a falta de ar, disposição, aumento de força e resistência em qualquer atividade física. Com modelos para crianças à idosos, possuem ludicidade pelas cores e diferentes graus de dificuldade. Respire bem com Respiron! 

 

respiron-exercitador-respiratorio-para-resistencia-2 

Importante: Se tiver sintomas, procure orientações médicas. Estas dicas são para as pessoas que não estão em um quadro infeccioso, são preventivas.  
 ISP SAÚDE: 0800-7070-10

http://www.ispsaude.com.br

Postado em: Cross Pilates, Dental, Estética, Fisioterapia, Fitness, Geral, Pilates, Saúde e Bem Estar
Compartilhe:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *