ISP Saúde Blog
cervical1

Causas de dor na nuca

cervical1

A dor na nuca, geralmente, é provocada por doenças na coluna, problemas musculares ou aumento repentino da pressão arterial, no entanto, também pode indicar problemas graves, como meningite ou aneurisma, mas, nestes casos, é acompanhada de enjoo, vômitos, febre e dor forte na nuca.

Assim, as causas de dor na nuca mais frequentes incluem:

  • Dor na nuca e no pescoço: pode indicar a presença de problemas musculares, como contratura, distensão ou torcicolo, devido a excesso de exercício físico ou má postura e, por isso, pode ser tratada com colocação de compressas quentes no pescoço e ingestão de remédios analgésicos, como Paracetamol, ou relaxantes musculares, como Cloridrato de Ciclobenzaprina, por exemplo.
  • Dor na nuca e tontura: pode ser sinal de labirintite ou vertigem paroxística benigna, que são problemas que afetam o ouvido e que podem provocar a sensação de desiquilíbrio e vertigem. Para tratar este tipo de dor pode-se beber chá de gengibre, pois melhora a circulação do sangue no cérebro, e deitar, fixando um ponto no teto até que os sintomas melhorem.
  • Dor na nuca e nos ombros: normalmente surge quando uma enxaqueca forte irradia para as costas e o seu tratamento deve ser feito com repouso num quarto escuro, confortável e sem barulho. No entanto, a dor na nuca e nos ombros também pode ser sinal de doenças na coluna e, nesses casos, é recomendado consultar um ortopedista.
  • Dor na nuca e nos olhos: normalmente, é um sintoma de problemas de visão e, por isso, é recomendado consultar um oftalmologista para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento com o uso de lentes ou óculos.
  • Além disso, um aumento repentino da pressão arterial também pode causar dor na nuca, especialmente, em casos de pacientes com pressão alta, sendo que nestes casos é recomendado manter a dieta pobre em sal, fazer exercício físico regular e consultar o clínico geral para adequar a medicação.

Quando procurar um médico

É recomendado consultar um médico quando:

  • A dor na nuca é incapacitante;
  • A dor na nuca demora mais de 48 horas para passar;
  • A dor na nuca é acompanhada de vômitos ou febre acima de 38ºC;
  • Nestes casos, deve-se consultar um clínico ou um neurologista para que ele peça exames, indique a possível causa na dor na nuca e inicie o tratamento adequado. O médico poderá ainda orientar o paciente para um ortopedista quando dor é provocada por doenças na coluna ou problemas musculares, por exemplo.

Fonte: Tua Saúde

Postado em: Geral
Compartilhe:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *