ISP Saúde Blog

Cross Pilates é reforço na equipe do Flamengo

O Clube é o primeiro a implantar o Cross Pilates para acelerar a reabilitação e melhorar o desempenho

O Centro de Treinamento do Flamengo, no Ninho do Urubu, tem uma nova estrela! Desta vez, não é um jogador, mas também está ajudando o time no que se refere a alta performance nos jogos. A novidade que acompanha a equipe da sala de fisioterapia até o campo é o Cross Pilates.

O Método Cross Pilates para o futebol é uma das maiores inovações no mercado fitness e chegou ao elenco Rubro-Negro por meio de uma parceria com o ISP Saúde. A primeira etapa desse trabalho foi um curso intensivo sobre o método, ministrado para a comissão técnica do Clube, composta por médicos, fisioterapeutas e profissionais de educação física, que atuam na preparação dos atletas. Para assistir os depoimentos dos profissionais envolvidos nesse processo clique aqui.

 equipe fla

Para o Diretor Médico de Futebol do Flamengo, Marcio Tannure, “O Cross é um aliado. Ele pode ser usado como terapia para prevenção e reabilitação. Então, é muito útil para os atletas que estão na fase que chamamos de transição, quando o jogador saiu do departamento médico, já começou a fazer alguns trabalhos em campo, mas ainda não está apto a treinar com o grupo. Além dessa fase, também ajuda na prevenção, por que os exercícios do Cross Pilates trabalham diretamente a correção de movimento e o reequilíbrio muscular”, destaca. Veja o depoimento completo.

tanure

Para atender ao esporte favorito dos brasileiros, o método foi adaptado para as demandas específicas do futebol, com o objetivo de trabalhar exercícios direcionados para cada jogador, atendendo necessidades características de cada posição. “O Cross Pilates emprega princípios de controle e precisão, o que irão aumentar a agilidade dos atletas, além de melhorar a aptidão cardiorrespiratória, força e equilíbrio musculares. Os jogadores também ganharão resistência no esforços de alta intensidade”, explica a fisioterapeuta que ministrou o curso, Simone Fonseca.

equipe no flamengo

No studio de Cross Pilates, montado no Centro de Excelência e Performance do Flamengo, os atletas realizam exercícios físicos que promovem fortalecimento de músculos profundos, que são a base para o movimento, assim como equilíbrio muscular. Para o preparador físico do Flamengo, Daniel Gonçalves, “com esse trabalho é possível manter maior regularidade, deixando os atletas aptos para que sejam escalados um maior número de vezes durante um campeonato. Com isso, fica mais fácil para o torcedor se identificar e familiarizar-se com a instituição e a equipe que a representa em campo. O treinador também ganha quando tem um maior número de jogadores a disposição para fazer as melhores escolhas técnicas e táticas”, pontua. Clique aqui para conferir a entrevista completa.

daniel

Para o fisioterapeuta do Flamengo, Fred Manhaes, o Cross Pilates foi uma surpresa. “Conhecia as aplicações do pilates convencional na reabilitação, mas não imaginava que existia uma técnica também capaz de auxiliar no processo de prevenção de lesões”, finaliza. Assista o vídeo clicando aqui.

fred

O Flamengo é o primeiro time do país a usar o método Cross Pilates. Investimento que, mais uma vez, coloca o Rubro-negro no grupo dos mais modernos Clubes do futebol mundial. Uma preocupação com alto rendimento e redução de lesões, para levar ao campo e a torcida um futebol cada vez preciso!

Para acessar a playlist, com todos os vídeos desse trabalho desenvolvido no Flamengo, acesse nosso canal.

Postado em: Cross Pilates, Fisioterapia, Pilates
Compartilhe:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *