ISP Saúde Blog

Fatores que contribuem para o envelhecimento

idoso

Muitos fatores influenciam no processo de envelhecimento, mas existem algumas atitudes que contribuem ou diminuem este processo. Tais como:

  • Variação de peso: Dietas intermináveis podem causar o efeito ioiô, aumentando a elasticidade da pele e contribuindo para que a flacidez se aproxime mais rápido. Se optar por perder peso, procure um nutricionista que irá orientar corretamente, tornando esta diminuição de peso progressiva.
  • Dormir com o rosto para baixo: A pressão exercida entre o travesseiro e a face, pode causar linhas no rosto, ressecar a pele e especificamente na região nasolabial e orbicular dos olhos, atenuar as rugas.
  • Cerrar os olhos: Olhar com as pálpebras semicerradas contribui para o envelhecimento. Para que isto não ocorra, verifique se há necessidade do uso de óculos de grau ou até mesmo óculos escuros, no caso de dias de sol.
  • Não retirar a maquiagem ao dormir: A maquiagem pode entupir os poros e as glândulas sebáceas, fazendo com que os poros pareçam maiores. Então, como o nível de colágeno diminui com o passar dos anos, retirar a maquiagem é essencial para manter a aparência e firmeza da pele.
  • Muito tempo na piscina: O cloro pode ressecar a pele, então após passar tempos excessivos na piscina, utilizar apenas um sabonete suave para tomar banho. Não utilizar esfoliantes.
  • Comer açúcar em excesso: O açúcar é um causador de inflamações, e quantidades exageradas pode iniciar um processo de glicação, que contribui para o envelhecimento da pele.
  • Bronzeamento artificial em cabines de luz: Assim como os raios solares aceleram o envelhecimento, os raios emitidos no bronzeamento artificial, tem o mesmo efeito.

É fato que o envelhecimento é um processo natural da pele, mas existem formas de retardá-lo, seguindo as orientações citadas, além de beber muita água, ter uma alimentação balanceada, praticar atividades físicas diárias, dormir bem e adotar uma rotina de vida saudável.

Fonte: Real Self (inglês)

Postado em: Geral, Saúde e Bem Estar
Compartilhe:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *