ISP Saúde Blog

Harmonização Facial: A busca pela foto perfeita!

Será que vale tudo quando o assunto é buscar um rosto e corpo perfeitos, inspirados na aparência dos famosos ou por filtros de aplicativos? Se de um lado a busca pela harmonização facial cresceu em disparada na quarentena e tornou-se um dos procedimentos estéticos preferidos no mundo das celebridades, do outro lado os resultados desta técnica, nem sempre caem no gosto do público – e até mesmo do próprio artista, por isso é importante atentar-se a todos os detalhes que cercam este assunto.

A técnica trata diversas insatisfações de uma vez no rosto, e serve para quem quer reduzir papadas, olheiras, rugas e marcas de expressão, corrigir o nariz, definir mandíbula, aumentar os lábios, aumentar ou diminuir queixo ou testa e tantos outros ajustes. Os resultados são obtidos sem a necessidade de encarar um centro cirúrgico.

De acordo com cirurgião plástico Alieksiéi Carrijo, “A harmonização facial é um conjunto de procedimentos estéticos minimamente invasivos combinados com o objetivo de melhorar a harmonia facial, valorizando algumas características individuais e tratando o envelhecimento. Porém, não tem a capacidade de substituir a Cirurgia Plástica, na verdade são procedimentos que se complementam”.

Mas você sabe como acontece a harmonização facial, para que serve e quanto tempo ela dura? Vem com a gente entender todo este cenário de beleza e solução estética.

Principais procedimentos que compõem a harmonização facial:

Ácido hialurônico, toxina botulínica, fios de sustentação, preenchedores, bioestimuladores e outros.

O procedimento dói?

99% dos casos, o paciente apresenta no máximo um desconforto no local da aplicação nas primeiras 24 horas, sem qualquer restrição às atividades diárias. A recuperação é rápida. Inchaço e vermelhidão podem aparecer nas áreas tratadas, mas são efeitos temporários, presentes apenas nos primeiros dias após a realização dos procedimentos.

Por que você deseja realizar este procedimento?

Tem gente que busca a harmonização facial sem saber ao certo do que se trata, isto é muito perigoso. O corpo humano é único, não adianta buscar referências de famosos. Às vezes você não tem uma queixa específica do rosto, nem algo que o incomode, mas de repente porque está na moda, quer fazer. A harmonização facial é indicada para quem deseja melhorar pequenas áreas específicas da face, mas sempre tomando o cuidado de não exagerar. Moda passa, será que o resultado que você vê hoje, você gostaria de ver daqui algum tempo?

Em quanto tempo percebo o resultado?

Em geral, as primeiras mudanças já aparecem imediatamente após feita a harmonização facial. Mas, o resultado final nesses casos — só poderá ser observado, de fato, depois que o inchaço das áreas trabalhadas ceder. Isso demora em torno de 15 a 30 dias após a realização dos procedimentos de harmonização. Passado esse período de um mês, o rosto do paciente é avaliado e, caso necessário, passa por eventuais retoques.

Os resultados da harmonização são definitivos?

Não, além do investimento inicial, serão necessários retoques para manter a harmonização do rosto. No caso da toxina botulínica, por exemplo, a duração dos resultados é de cerca de quatro a seis meses; já os preenchedores como o ácido hialurônico, por sua vez, possuem duração entre 12 e 18 meses

Fazer um procedimento que pode mudar sua face é algo muito sério

É imprescindível que você escolha um profissional especializado na área, que possua experiência e conhecimento das indicações, contraindicações, técnicas e de como tratar as possíveis complicações. Além disso, você precisa se sentir completamente à vontade para esclarecer todas as suas dúvidas, discutir opções, entender os riscos, expor seus desejos e anseios. Não escolha pelo preço, o barato pode sair muito caro no final. Lembrando que todo procedimento oferece riscos e deve ser feito apenas por profissionais qualificados.

Qual profissional faz harmonização facial?

Dentre os médicos, os mais habilitados são os cirurgiões-plásticos e dermatologista. Segundo resolução do Conselho Federal de Odontologia, publicada em 29 de janeiro de 2019, cirurgiões-dentistas também possuem as habilidades técnicas necessáripara fazer procedimentos de harmonização facial como a bichectomia, a diminuição da gengiva e a aplicação de lentes de contato nos dentes. O assunto, no entanto, é polêmico.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia orienta que a harmonização facial seja feita por médicos e reitera a importância da legislação que protege o Ato Médico (lei nº 12.482/2013). “Apenas graduados em medicina podem realizar procedimentos estéticos invasivos e fazer o diagnóstico e tratamento de doenças”, diz um comunicado do órgão divulgado em julho de 2019. Por outro lado, o Conselho Federal de Odontologia “reconhece a harmonização orofacial como especialidade odontológica”.

Qual é o segredo de uma boa harmonização facial?

“A harmonização facial nada mais é do que melhorar os pontos estratégicos de uma face para deixá-la naturalmente mais harmônica. Não se trata de mudar o desenho do rosto por completo, nem de transformar um rosto de 50 anos em um de 20, mas rejuvenescê-lo de forma natural e equilibrada, valorizando os seus pontos fortes, amenizando os defeitos, mas tudo isso sendo feito de forma sutil” (Luciana Toral, especialista em Medicina Estética Avançada).

“A harmonização facial exalta as características que consideramos belas e ‘corrige’ o que pode ser visto como feio” (Wendell Uguetto, cirurgião plástico).

“O segredo é realizar alterações pontuais em locais bem definidos, após a avaliação do médico. Isso evita uma sensação comum que se tem ao acompanhar muitas pessoas pela internet que fizeram esse procedimento: de que todas elas têm o mesmo rosto, com os mesmos traços e os mesmos lábios preenchidos” (Mário Farinazzo, cirurgião plástico).

“Um bom resultado é aquele que harmoniza a face da pessoa de uma forma personalizada e não como uma receita de bolo onde todos os pacientes irão ficar parecidos” (Tatiana Moura, cirurgiã plástica).

Postado em: Dental, Estética, Geral, Saúde e Bem Estar
Compartilhe:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *