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Você conhece o Método Cross Pilates?

CROSS PILATES

O Cross Pilates é um Método de condicionamento físico que surgiu pela fusão de alguns fundamentos do Pilates, Treino Funcional e Crossfuncional, que tem por objetivo potencializar capacidades físicas do ser humano, como a resistência cardiorrespiratória e muscular, flexibilidade, força, coordenação, potência, agilidade e velocidade.

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Assim, o Cross Pilates faz a união de movimentos funcionais, base do Treino Funcional, buscando promover progressivamente a intensidade dos exercícios com o intuito de obter respostas fisiológicas que melhorem o condicionamento físico e saúde geral, e ao mesmo tempo mantendo a qualidade dos exercícios, também variando e combinando os treinos funcionais a fim de promover a adaptação neural, permitindo ao indivíduo pleno controle do seu corpo.

Inclui desde o treinamento de simples movimentos do cotidiano, como agachar, girar, puxar, levantar, aos mais elaborados, pertinentes à prática esportiva e alto rendimento.

Desenvolvido pela Escola Brasileira de Pilates em 2015, com a fisioterapeuta Simone Fonseca, o Cross Pilates surgiu da necessidade de produzir estímulos para gerar mais força muscular e de tornar os exercícios mais dinâmicos e próximos da realidade diária, e ao mesmo tempo conservar os benefícios do Pilates tradicional.

Método

O Cross Pilates permite a execução de treinamentos físicos variados: desde programas de resistência muscular e cardiorrespiratória, passando pelo universo da definição muscular e do emagrecimento, ao público que procura ganho de força muscular e potência.

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As sessões podem ser personalizadas ou coletivas, em forma de aulas, e têm duração em média de 45 minutos a uma hora. A frequência mínima recomendada é duas vezes por semana, mas também pode ser realizada diariamente. A intensidade e complexidade das aulas variam de acordo com a avaliação inicial e com os objetivos a serem alcançados.

Objetivo do Método

Restaurar, manter ou potencializar condicionamento físico, funcionalidade, saúde e bem-estar. Apresentar soluções/meios em saúde e bem-estar para os profissionais das áreas da Fisioterapia/Reabilitação e Treinamento Físico.

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Princípios do Cross Pilates

Capacidade cardiorrespiratória – O aluno apresenta a capacidade de realizar um exercício de intensidade moderada a alta por longos períodos.

Força – Caracteriza-se pela capacidade de vencer uma resistência imposta.

Flexibilidade – Basicamente alongamento das estruturas através da amplitude de movimento articular, muito importante para a realização dos exercícios.

Velocidade – Deve ser treinada após a realização prefeita de cada movimento.

Potência – Diretamente relacionada com a velocidade, exercícios com cargas altas, utilizando a resistência máxima do músculo.

Coordenação motora – Temos a grossa e a fina, utilizando grandes músculos e pequenos músculos, respectivamente.

Agilidade – Consiste da união da velocidade, coordenação, flexibilidade e força, levando assim a um movimento perfeito.

Equilíbrio – Mantém o centro de gravidade estável quando submetidos a uma instabilidade estática ou dinâmica.

Diferenças entre o Pilates Clássico e o Cross Pilates

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As principais diferenças são relacionadas à dimensão de princípios e técnicas específicas de cada um dos métodos. O método Cross Pilates além de manter alguns princípios do Pilates Clássico, agrega também fundamentos do Treino Funcional, tais como implementação de movimentos funcionais e combinados, e também do Crossfuncional, que procura desenvolver ao máximo as capacidades físicas do indivíduo, ao trabalhar com a combinação de ações biomotoras e suas complexidades.
Outra diferença entre os Métodos, diz respeito às técnicas específicas de cada um deles, ou seja, cada modalidade possui seu próprio conjunto de regras, normas, ou protocolos para chegar a uma meta, que podem ser exemplificados pelas orientações de posicionamento e execução específicas de cada exercício, dentro de cada um dos métodos.

Benefícios

O Cross Pilates promove o condicionamento físico, correção da postura, melhora o metabolismo contribuindo para o emagrecimento, e também permite ganhos significativos de força muscular, flexibilidade, equilíbrio e resistência cardiorrespiratória.
É direcionado ao público que deseja manter sua qualidade de vida e bem-estar ou que busca o alto rendimento. Além disso, o Cross Pilates auxilia os portadores de distúrbios físicos, em fase de tratamento ou em manutenção pós-tratamento.

Atletas que usam o Cross Pilates

Confira depoimentos com médicos e fisioterapeutas sobre o método

Postado em: Cross Pilates, Fisioterapia, Fitness, Pilates
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