ISP Saúde Blog

Mitos e Verdades sobre a COVID-19

A Covid-19 provocou 1.270 mortes no Brasil (até neste momento: 13/04/2020). Há 22.720 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2). O índice de letalidade do vírus Sars-Cov-2 no país é de 5,5%.

25% dos mortos estavam fora do grupo de risco, ou seja, não tinham mais de 60 anos (grupo que representa 75%) nem tinham fatores de risco (74% de quem morreu os tinham).

 

Com tanta informação sobre este vírus é fundamental estarmos atentos ao que realmente procede. Vamos conferir mitos e verdades sobre o Coronavírus:

Qualquer álcool gel serve para se prevenir contra o vírus.

Mito. O álcool em gel comercializado em farmácias tem composição de álcool etílico a 70%, que é o recomendado nestes casos. Higienize regularmente as mãos com álcool gel 70% ou água e sabão para ajudar na eliminação do vírus.

Já existe vacina contra o coronavírus.

Mito. Até o momento não há vacinas nem medicamentos específicos para prevenir ou tratar o COVID-19.

Cães e gatos podem transmitir a doença?

Mito. Não há evidências de que animais domésticos podem ser via de transmissão do Coronavírus, mas se recomenda sempre lavar as mãos após brincar com os pets.

Tomar vitamina D ajuda a prevenir o coronavírus.

Mito. Apesar da notícia que circula de que pacientes internados na Itália tinham baixos níveis de vitamina D no organismo, pesquisadores afirmam que o uso da substância não seria capaz de impedir a infecção pelo COVID-19.

Melhorar a imunidade ajuda no combate ao coronavírus.

Verdade. Apesar de não existirem alimentos que ajudem na prevenção do COVID-19, uma dieta balanceada ajuda sim, o organismo a se manter mais preparado para combater doenças, vírus e bactérias.

Tomar vacina da gripe protege contra o coronavírus.

Mito. Até o momento não há vacinas nem medicamentos específicos para prevenir ou tratar o COVID-19. A vacina da gripe protege somente contra o vírus Influenza. A vacina pneumocócica conjugada 13-valente previne doenças causadas pelo Streptococcus pneumoniae, como pneumonia e meningite.

Pacientes com baixa imunidade precisam usar máscara para sair de casa.

Verdade. Pacientes oncológicos e imunossuprimidos devem usar máscaras ao sair de casa e principalmente ao irem a ambientes hospitalares, como ao fazer sessões de quimioterapia, por exemplo.

O coronavírus sempre existiu.

Verdade. Coronavírus é o nome de uma grande família de vírus conhecida desde 1960. Eles causam infecções respiratórias e já provocaram outras doenças, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS). A doença causada pelo novo coronavírus recebeu o nome de COVID-19. Ela foi descoberta no final de dezembro de 2019, na China.

Tabagismo aumenta o risco de contrair o coronavírus.

VERDADE. Além de ser a principal causa de doenças crônicas não transmissíveis como câncer, doenças cardiovasculares e respiratórias, pesquisadores concluíram que fumantes podem ser mais impactados pela COVID-19. Isso porque eles apresentam um comprometimento no funcionamento de seus pulmões. Entre os pacientes chineses diagnosticados com pneumonia associada ao coronavírus, as chances de agravamento da doença foram 14 vezes maiores entre as pessoas com histórico de tabagismo em comparação com as que não fumavam.

Postado em: Geral, Saúde e Bem Estar
Compartilhe:

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *