ISP Saúde Blog
gengibre

Os segredos do Gengibre

Ok, pode até não ser segredo para ninguém.

Mas se você ainda não sabe descubra agora o poder que esta erva tem e por que ela é um ingrediente indispensável na manutenção de uma vida saudável e feliz.

gengibre

O gengibre possui substâncias bioativas que trabalham a imunidade do nosso organismo. Esse rizoma nasce embaixo da terra e se desenvolve em ramificações horizontais, que o transformam em um alimento único e cheio de virtudes. Além disso, auxilia na cura do mal do século – a depressão -, pois seus extratos ativam a circulação, dão ânimo e estimulam a expressão e a alegria. Com tantos benefícios, ele se tornou um componente indispensável na manutenção de uma vida saudável e feliz.

Natural da Indonésia, da Índia e da China e cultivada no Oriente há milhares de anos, essa erva funciona como aliada no alívio de diversos males físicos e psíquicos, tendo registro de sua utilização desde a Idade Média.

O PODER DE CURA

Rico em vitamina B6, potássio, cobre e magnésio, o gengibre protagoniza muitas ações benéficas. De acordo com a nutricionista Roseli Ueno, de São Paulo, o ideal é consumir uma colher de sopa por dia desse alimento que é termogênico e, por isso, acelera o metabolismo, ajudando na digestão e no emagrecimento. Ele ainda é afrodisíaco, um anti-inflamatório natural e antioxidante dos bons, evitando a liberação de radicais livres e o envelhecimento precoce das células. Contra febre e dor de garganta, um chá de gengibre, expectorante e descongestionante, faz maravilhas.

Pesquisadores da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, concluíram que a substância gingerol, presente no alimento, pode retardar o crescimento de tumores no intestino. Seu consumo só não é indicado para mulheres com menos de três meses de gravidez e para quem é hipertenso ou tem problemas estomacais, como gastrite e úlcera.

ALIADO NA COZINHA

Um dos alimentos mais versáteis na cozinha, o gengibre pode ser ingerido em sucos, chás, saladas, sopas e molhos – além do tradicional acompanhamento para o Sushi. O sabor ardido e levemente doce dá um toque especial e marcante onde é acrescentado. O recomendável é consumi-lo sem a casca, já que a parte interna é mais macia e fácil de ser cortada ou ralada.

Para começar bem o dia, experimente fazer um suco de ânimo, com uma beterraba pequena, uma maçã com casca e uma cenoura – todas batidas com uma colher de chá de gengibre ralado.

Caramelize um gengibre fatiado (sem casca) com duas colheres de sobremesa de açúcar, depois acrescente três copos de água e ferva tudo junto. Se quiser, adicione hortelã e canela à mistura!

Outra boa sugestão – esta para gestantes e pessoas que costumam enjoar durante viagens – é mastigá-lo cru. Bastam alguns minutos e o bem-estar está de volta.

Fonte: planetasustentavel.abril.com.br

Postado em: Geral
Compartilhe:

Posts relacionados

2 Comments

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *