ISP Saúde Blog

Pele flácida: causas e como melhorar seu aspecto

O envelhecimento modifica o corpo e esse é um fato que vai ocorrer na vida de todos, de alguma forma. Com o avançar da idade uma das regiões que mais sofre os efeitos do tempo é a pele. Será que dá para retardar o processo da pele flácida? Como melhorar o seu aspecto?

Conheça abaixo as causas da pele flácida, veja dicas e tratamentos para o problema


Lembramos que ter a pele flácida é um processo natural e pode ser intensificado em decorrência de inúmeros fatores, como exposição solar, tabagismo e má alimentação. De toda forma, existem formas de melhorar o aspecto da pele, como exercícios, sono restaurador, suplementos, produtos de beleza e procedimentos estéticos.

Com o decorrer dos anos, as atividades das células da pele vão atrofiando, causando a pele flácida. Essa fisiologia natural que mantém a pele saudável pode diminuir em até 50% durante a meia idade, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Algumas proteínas importantes existentes na pele vão se deteriorando, como é o caso da elastina – que dá elasticidade à pele –, o colágeno, responsável por dar estrutura e firmeza à pele, e o ácido hialurônico, que deixa a pele com aspecto hidratado e preenchido. Além disso, ocorre uma oxidação, que danifica o metabolismo celular, tornando a renovação menos eficiente, trazendo como consequência a pele flácida.

Mas não é somente a idade que provoca a flacidez. A exposição solar é uma das principais causas, assim como o tabagismo e abuso do álcool, má alimentação, poluição e estresse. Pessoas que perdem muito peso podem ter como efeito colateral a perda da elasticidade da pele. A gestação também pode deixar a pele flácida, em decorrência das intensas modificações que ocorrem no organismo, durante o processo.

Existem várias formas de manter a elasticidade da pele por mais tempo e algumas delas são bem simples de colocar em prática. Conheça algumas dicas de como evitar a flacidez e tratamentos estéticos para reduzir o problema.

Use protetor solar: esse é um item que não pode ser deixado de lado. A exposição solar, além de acelerar o envelhecimento, ainda pode causar inúmeras doenças de pele. Então invista em um bom protetor solar e use-o diariamente para evitar a pele flácida.

Tenha uma alimentação equilibrada e saudável: os alimentos exercem uma forte influência no aspecto da pele. Por isso é importante investir em itens que possuam antioxidantes capazes de retardar o envelhecimento celular. Invista em alimentos ricos em colágeno, em vitamina C, como as frutas cítricas laranja, limão, tangerina,kiwi e proteínas, pois elas ajudam na sustentação muscular.

Beba bastante água: a hidratação auxilia na renovação das fibras de colágeno, dando mais elasticidade e firmeza à pele, e melhora a circulação sanguínea, reduzindo a retenção de líquidos que causam inchaço e evitando a pele flácida.

Pratique atividades físicas: exercícios físicos, como musculação e pilates fortalecem as fibras musculares e mantém a firmeza da pele. O Yoga também pode ajudar bastante. A postura do leão, por exemplo, exercita a musculatura facial, auxiliando na firmeza da pele.

Use cremes envelhecimento: existem no mercado inúmeras opções de produtos para pele que auxiliam no processo de manter o viço, firmeza e elasticidade. Procure sempre cosméticos com ativos, como ácido hialurônico, vitamina B5, Pro-Xylane, antioxidantes e retinol, ajudando no processo de recuperação e evitando deixar a pele flácida.

Tratamentos estéticos: em casos leves e moderados, é possível optar por terapias com laser, peeling e outras técnicas estéticas para minimizar a flacidez da pele. O tipo de tratamento a ser indicado varia para cada caso em particular.

Em todos os casos é importante entender que o envelhecimento é um processo natural, mas uma ajudinha para minimizar os efeitos do tempo pode ser muito bem-vinda.

Fonte: HTM

Postado em: Estética, Geral, Saúde e Bem Estar
Compartilhe:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *