ISP Saúde Blog

Pensamento negativo

Até certo ponto é comum, mas pode causar problemas sérios. Saiba como combatê-lo.

tumblr_m41hom6kFG1qjoa1ko1_500

Pensamentos negativos são comuns até nas pessoas mais positivas. O problema é quando isso se torna um vício e nós simplesmente deixamos de acreditar que as coisas podem dar certo.

O pensamento negativo é, na maioria das vezes, o que nos impede de alcançarmos nossos objetivos. Nós culpamos as circunstâncias, as ações das outras pessoas e quase sempre a falta de condições e recursos para viabilizar nossa conquista.

Não que essas situações não colaborem para nossa negatividade. É claro que quando as coisas insistem em dar errado ficamos desanimados e abatidos e assim mais propensos ao pensamento negativo. Além disso, um estudo realizado na Universidade de Notre Dame, em Indiana, revela que o convivio com pessoas “negativas” é contagioso.

O estudo, feito com jovens que vivem em repúblicas de estudantes, mostra que pessoas com determinados padrões de pensamento (como acreditar que não podem mudar situações ruins) são mais vulneráveis a desenvolverem depressão – tendência a interpretar informações e situações de perspectiva negativa.

tumblr_m1jjqf1RoT1qknarko1_500

Foram avaliados 103 pares de universitários e os psicólogos da Universidade constataram que jovens que moravam com um colega com altos níveis de “vulnerabilidade cognitiva” (grosso modo, uma baixa capacidade de reagir positivamente ao estresse) “contraíram” a tendência de ver o mundo de uma perspectiva, diga-se, mais cinzenta. “Isso sugere que conviver com pessoas que têm padrões cognitivos mais ‘adaptativos’ pode, por outro lado, ajudar a combater a depressão”, diz um dos autores da Pesquisa, Gerald Haeffel.

Estando tão propensos ao mal hábito, as vezes se quer percebemos e aos poucos vamos nos tornando pessoas amargas, além do alto risco de nos tornamos depressivos.  Lembrando que pesquisas compravam que a depressão é a quarta maior causa de morte no mundo nos dias atuais, que pode chegar a ser a segunda até 2020, conforme informações da OMS.

#DICA

Para combater estes sintomas e nos prevenir da depressão precisamos aprender a lidar com o pensamento negativo, para isso seguem 5 dicas de como fazê-lo:

1. Identificá-los:

Pensamentos Negativos podem ser medos, experiências ruins, raiva reprimida ou insegurança. Contudo o termo é muito pessoal e o primeiro passo é reconhecer quais os seus.

tumblr_lp4g1uBECs1qlixl5o1_500

2. Descobrir seus efeitos:

Analise que efeitos os pensamentos negativos exercem sobre você. O que eles te impedem de fazer. Identifique se você deixa de fazer as coisas por medo, se sua insegurança te faz realizar trabalhos mal feitos, etc.

3. Não tentar eliminá-los:

Tentar esquecê-los nada vai resolver, eles fazem parte de quem você é, por consequência acabará apenas acumulando conflitos no seu interior.

4. Interpretá-los:

Faça tudo o que já foi dito analise de onde ele veio, o que pode tê-lo gerado e quais consequências ele pode ter sobre você. Não tente ignorá-lo e então enfrente-o.

5. Libere-os: liberadde

A melhor maneira de lidar com os pensamentos negativos é tentar transformá-los em algo positivo, liberando-os de alguma forma. Através da escrita, pintura ou o que preferir.

*Com informações do Blog da Saúde e site Universia.

Postado em: Geral, Saúde e Bem Estar
Compartilhe:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *