ISP Saúde Blog
frutas-e-vegetais-inglorios-5

Salvem as frutas e vegetais fora do padrão estético!

frutas-e-vegetais-inglorios-5

A campanha feita por uma rede de supermercados francesa tem como objetivo conscientizar o consumidor quanto ao desperdício de alimentos.

Nos supermercados, feiras e outros estabelecimentos, as frutas e legumes passam por um processo de avaliação para que chegue às bancas apenas os alimentos padronizados bonitos e perfeitos aos olhos do comprador.

Neste ano, a União Europeia declarou que 2014 seria o início do ano de combate ao desperdício de comida e decidiu fazer parte do grupo de países que irá evitar que o número assustador de 300 milhões de toneladas de alimentos jogados fora todos os anos.

Engajados nesta campanha, a rede de supermercados Intermarché, a terceira maior da França, teve a iniciativa de reabilitar frutas e vegetais imperfeitos e lançaram as “Frutas e Vegetais Inglórios”.

Estes alimentos podem não ser bonitos aos olhos, mas são tão nutritivos quanto os “perfeitos” e ainda são 30% mais baratos.

Para ter um bom preço e fazer valer a ideologia de evitar o desperdício, a Intermarché compra de seus fornecedores os produtos que, normalmente, eles jogariam fora e vendem em suas lojas.

Para mostrar para o consumidor que estes alimentos são tão bons quanto os outros, a rede de supermercados distribui, gratuitamente, sopas de vegetais inglórios e sucos de frutas inglórias.

O resultado: todos que experimentam aprovam, são vendidos, em média, 1,2 toneladas por dia e as lojas tiveram um aumento de 24% do movimento.

Esta iniciativa está conscientizando tanto as pessoas quanto ao desperdício, que a primeira banca de alimentos a se esgotar é a de “Frutas e Vegetais Inglórios”.

Assista ao vídeo com legendas em português:

Fonte: Comendo com os Olhos

Compartilhe:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *