ISP Saúde Blog

Ultrassom estético: entenda o que é e como funciona

Ultrassom de alta potência, um recurso deslumbrante para o tratamento de gordura localizada, celulite e flacidez de pele, disfunções que mais inibem as pessoas acometidas

shutterstock_364274837

Há alguns anos, a palavra “ultrassom” remetia a um equipamento de exames médicos, sendo transmissor de imagens dos órgãos humanos. Hoje em dia, a palavra já denota mais um significado: é um componente das áreas de estética, medicina estética e reabilitação física, comumente praticado em clínicas pelo Brasil e comprovado cientificamente. É uma tecnologia que cativou milhares de profissionais de saúde e bem-estar por ser seguro, preciso e com eficazes resultados previsíveis.

Existem duas formas de ultrassom estético: o invasivo, presente na cânula de lipoaspiração e o não invasivo. O não invasivo é subdividido em ultrassom focalizado e não focalizado. No caso do Heccus Turbo, trata-se de um equipamento com ultrassom não focalizado que pode ser aplicado de forma isolada, ou seja, somente a propagação da onda ultrassônica, ou associado a correntes elétricas.

O ultrassom nada mais é do que uma onda mecânica acústica que é entregue no tecido. A sua unidade de medida é em Hertz (Hz) e a faixa de frequência é de 20KHz a 200MHz, sendo o ultrassom terapêutico de 20KHz a 5MHz.

Mecanismos de ação e seus benefícios

O ultrassom terapêutico gera as seguintes ações e efeitos:

1. Efeito térmico, que gera calor aos tecidos e consequente aumento do fluxo sanguíneo;

2. Efeito mecânico, que é o impacto da onda mecânica acústica no tecido;

2. Efeito cavitacional, que é a formação de microbolhas gasosas no meio extracelular e, conforme a movimentação e alteração no tamanho dessas microbolhas, gera-se calor;

3. Lipólise, onde o triglicerídeo presente no interior da célula de gordura é quebrado, liberado na corrente sanguínea e fica circulante até ser transformado em ATP e metabolizado;

4. Mecanotransdução do sinal, onde o fibroblasto passa a exercer a sua função, que é sintetizar colágeno, elastina, substância fundamental amorfa, metaloproteases e fator de crescimento;

5. Formação de novos vasos a partir dos já existentes;

6. Solubilização da substância fundamental amorfa.

A associação desses mecanismos resulta na lipólise da célula de gordura, na melhora da circulação sanguínea e linfática e na melhora do aspecto geral do tecido. A propagação da onda ultrassônica sofre interferência do meio, por isso, é importante a utilização de um meio condutor à base de água.

Frequências menores do ultrassom terapêutico atingem estruturas mais profundas, assim como frequências maiores atingem estruturas mais superficiais.

Heccus Turbo: ultrassom terapêutico associado a correntes elétricas

heccus-turbo-ibramed-3.png

Agora que você já entendeu os principais fundamentos de ultrassom estético, vamos falar sobre o Heccus Turbo, nosso ultrassom terapêutico associado a correntes elétricas.

Ele opera nas frequências de 3,3MHz e de 1,1MHz e é composto pelas correntes Aussie, polarizada e High Volt. O equipamento apresenta 3 emissores de ultrassom com ERA (área efetiva de radiação) total de 24cm². Portanto, a potência máxima do equipamento é de 72 watts. Essa configuração garante maior efeito terapêutico em menor tempo de sessão.

Modos de emissão

Os modos que o Heccus Turbo possibilita são: contínuo, pulsado e superpulsado. O modo contínuo é caracterizado por predominar o efeito térmico, não havendo interrupções da onda ultrassônica nas aplicações. Assim, elevando a temperatura eficientemente do tecido tratado.

Já o modo pulsado possui efeito térmico menor em relação ao modo contínuo. O pulsado pode ser a 25%, onde se tem menor intervalo de propagação de onda e maior intervalo de não propagação de onda, podendo utilizar essa configuração em casos de pós-operatório, em que não se quer gerar calor e o pulsado a 50%, onde o intervalo de propagação de onda e a não propagação de onda são equivalentes, tendo efeito térmico associado.

Por fim, o modo superpulsado, que seria o modo pulsado a 75%, apresenta pequenos intervalos de não propagação de onda, somando os efeitos cavitacionais e térmicos com os efeitos de ondas de choque nos adipócitos (células de gordura).

Terapia combinada

Além de possibilitar as terapias de forma isolada, o Heccus Turbo também oferece a terapia combinada, que consiste na associação do ultrassom de alta potência com uma de suas correntes elétricas.

Com isso, o equipamento contempla 8 canais de saída para eletroestimulação com a corrente Aussie no total, sendo: 6 específicos para terapia combinada e 2 canais para utilização isolada da corrente Aussie. Além disso, o Heccus Turbo oferece 2 canais de saída para as correntes polarizada e High Volt.

As possibilidades de terapia combinada são:

Sonoforese tridimensional (ultrassom + corrente Aussie). Indicado para: gordura localizada e celulite associadas à tonificação muscular e à drenagem linfática, pós-operatório imediato e tardio e flacidez de pele;

Sonoeletroporação (ultrassom + corrente High Volt). Indicado para: gordura localizada e celulite associadas à eletroporação e à permeação de ativos por sonoeletroporação. Outra utilização seria no tratamento de pós-operatório;

Sonoiontoforese (ultrassom + corrente polarizada). Indicado para: gordura localizada e celulite associadas à eletroporação e à permeação de ativos por sonoiontoforese.

Sistema Duet

O Heccus Turbo diferencia-se ainda por apresentar o moderno sistema Duet, que consiste em promover a praticidade e otimizar o trabalho do terapeuta, agilizando a sessão em si. Isso acontece, porque o sistema Duet é responsável por possibilitar a aplicação de dois recursos terapêuticos distintos atuando simultaneamente em regiões corporais diferentes.

Indicações do Heccus Turbo

Terapias individuais do ultrassom:

Melhora da cicatrização no pós-operatório de cirurgia plástica ou reparadora;

Gordura localizada;

Lipodistrofia ginoide (celulite);

Melhora da qualidade e firmeza da pele;

Hidrolipoclasia.

Terapias individuais da corrente Aussie

Fortalecimento, hipertrofia e tonificação muscular;

Aumento da circulação sanguínea local;

Alívio da dor pós-cirurgia plástica ou reparadora;

Aumento da drenagem linfática e vascular;

Tratamento de celulite e gordura localizada (eletrolipólise).

Terapias individuais da corrente polarizada

Permeação de ativos (iontoforese);

Aumento da circulação local.

Terapias individuais da corrente High Volt

Permeação de ativos (eletroporação);

Cicatrização de úlceras e feridas;

Aumento da circulação sanguínea local;

Alívio da dor pós-cirurgia plástica ou reparadora;

Aumento da drenagem linfática e vascular.

Terapia combinada sonoforese tridimensional (ultrassom + corrente Aussie):

Gordura localizada associada à tonificação muscular;

Gordura localizada associada à drenagem linfática;

Lipodistrofia ginoide (celulite) associada à tonificação muscular;

Lipodistrofia ginoide (celulite) associada à drenagem linfática;

Melhora cicatricial associada à analgesia no pós-operatório de cirurgia plástica ou reparadora;

Melhora da qualidade e firmeza da pele.

Terapia combinada sonoeletroporação (ultrassom + corrente High Volt)

Gordura localizada associada à eletroporação de ativos;

Lipodistrofia ginoide (celulite) associada à eletroporação de ativos;

Melhora da cicatrização associada à analgesia no pós-operatório de cirurgia plástica ou reparadora.

Terapia combinada sonoiontoforese (ultrassom + corrente polarizada)

Gordura localizada associada à ionização de ativos;

Lipodistrofia ginoide (celulite) associada à ionização de ativos.

Fonte: Ibramed

Postado em: Estética, Geral, Saúde e Bem Estar
Compartilhe:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *